sábado, 3 de outubro de 2009

Semana da cor pigmento e da maquiagem artística

















Esta semana vocês foram muito criativos! Parabéns galera!
Dando continuidade aos elementos da linguagem visual, vocês experimentaram um contato maior com a cor. Primeiro vocês construíram os cartões (seguindo as instruções do Philip, para as misturas das cores) e o bom disso tudo é que agora vocês terão como diagnosticar as temperaturas e os grupos das estações de cada pessoa e levarem para os seus futuros trabalhos, pois cada um fez o seu. Mas também foi muito legal descobrir as cores se transformando, através de suas misturas, não é mesmo?
Depois eu passei outros exercícios de esquemas e tipos de combinações, que mais podemos usar em nossos trabalhos: Tudo a partir das cores primárias, secundárias, terciárias e suas misturas. Contrastes de tons; de temperatura; Alto, médio e baixo contrastes e harmonia monocromática. Lembrem-se sempre do circulo cromático como o nosso guia.
Aí introduzi a maquiagem artística: Lembre-se que é uma arte de expressão com efeito visual. Existem diversos meios de criar uma maquiagem artística, que vai desde um trabalho abstrato, com uma organização de cores, texturas, linhas, formas, harmonias, ritmo e movimento, até a forma de expressar a natureza, como por exemplo, flores e diversos animais. Então eu apresentei outro estudo de elementos de comunicação visual, muito utilizado em design: Técnicas visuais ”Forma x conteúdo e suas polaridades” para composição e harmonia estética. Algumas polaridades que podemos escolher em nosso trabalho, dependendo do efeito visual que desejamos. Percebam que não tem certo ou errado e sim o que se pretende visualmente expressar. Exemplos: Simetria X Assimetria; Planura X Profundidade; Minimização X Exagero; Neutralidade X Ênfase; Regularidade X Irregularidade; Profusão X Economia, etc. Então vocês se dividiram em duplas e pensaram em como desenvolver um projeto nos rostos (croquis) de acordo com determinado grupo de polaridades.
No dia seguinte apresentei os materiais de maquiagens que temos em sala para maquiagens artísticas com seus específicos tipos de texturas e coberturas: Quais são eles mesmos?
Vocês experimentaram e executaram de acordo com os croquis que desenvolveram.
Deixei as fotos como lembranças:
Bjs
Guta

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Agenda Cultural Outubro / Novembro

Meninos, vale muitíssimo a pena conhecer, para não falar OBRIGATÓRIO!
Um beijinho da Jo

Matisse na Pinacoteca do Estado:
O Que: Matisse Hoje
Quando: Sáb 05/09 a Ter 01/12 das 10:00 às 18:00
Quanto: R$ 6
Onde: Pinacoteca do Estado
Endereço: Pça da Luz, 2 - Centro. Telefone: (11) 3324-1000.
Obs: *Grátis aos sábados. R$ 3 meia (para estudantes ...que apresentarem carteirinha). De terça a domingo.
As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Outra Imperdível:
Exposição Virada Russa No Centro Cultural Banco do Brasil: A Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, o CCBB recebe, a partir de 15 de setembro, um acervo até então apenas acolhido por grandes museus da Europa. São mais de 100 obras, entre telas, cartazes, esculturas e figurinos, que ajudaram a constituir, junto com as vanguardas francesas, os fundamentos da arte moderna. Entre as raridades expostas estão clássicos como Promenade, de Chagall, que representa um momento lírico dentro do surrealismo; três quadros de Malevitch, que marcam o começo do verdadeiro rigor geométrico na pintura; obras de Kandinsky – como Cruz Azul e São George II, que marcam o ponto de partida para a pintura abstrata; a vertente construtivista de Tatlin, com a obra Contra-relevo de Esquina, que traduz o novo mundo industrial; além das obras de Rodchenko - Círculo branco e Sem objeto.
Entrada Franca
Onde: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
(próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Quando: Aberto de terça a domingo, das 10h às 20h
Mais Informações: (11) 3113-3651

Mais outra: Exposição : Christian Lacroix – Trajes de Cena
Direção Artística: Christian Lacroix
Curadoria : Delphine Pinasa, diretora Adjunta do CNCS
Cenografia : Michel Albertini
Informações:
De 24 de agosto a 1º de novembro de 2009.
Local : Museu de Arte Brasileira – MAB
Rua Alagoas, 903
Higienopolis
São Paulo – Brasil
Horários :
De terça a sexta, das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 17h00
(Fechado às 2as. feiras, inclusive quando feriado)
Entrada Gratuita
www.faap.br
Bjs
Guta