domingo, 28 de fevereiro de 2010

Matéria sobre Visagismo parte II


























Curta ou longa metragem?

Estilo, modismos e o desejo de atrair olhares determinam o comprimento dos cabelos
Por Vera Fiori - O Estado de S. Paulo



Segundo Silvia Marques, autora do livro A História do Penteado (editora Matrix), o dilema de optar pelo comprimento dos cabelos atormenta as mulheres desde priscas eras. De Afrodite, deusa loira da beleza e do amor, passando pelo megahair de Maria Madalena ao curtinho de Joana D'Arc, muitas tendências rolaram nas águas da história. "O cabelo é o símbolo máximo de feminilidade. Quando o corte é feito contra a vontade, como demonstração de força e poder, é mais do que um gesto de brutalidade, é uma mutilação", fala a autora, citando os filmes Malèna e a A Filha de Ryan, nos quais o terrível castigo é imputado a prostitutas e adúlteras.

NEW LOOK – A editora de moda Erika Palomino sempre curtiu o estilo curtinho da atriz Mia Farrow
REPICADO – A atriz Fernanda Paes Leme tinha cabelão e teve de cortar para fazer um papel na TV

Nos anos 60, as tesouras deram um baile. Na vanguarda, as atrizes Mia Farrow e Jean Seberg, a estilista Mary Quant e a modelo Twiggy sucederam as "gamines", como eram chamadas as mulheres de cabelos curtinhos e de aparência frágil, assim como as atrizes Leslie Caron e Audrey Hepburn, ambas no começo de carreira.

Este ano, a top Isabeli Fontana causou impacto ao surgir lindíssima como uma gamine vamp, na campanha de maquiagem da Chanel. Teria a top dado adeus às longas madeixas? Nada disso, a produção usou uma peruca: "Mudanças radicais são sempre avaliadas em função da imagem da modelo e contratos de trabalho", lembra a agente da top, Monica Marques, da agência Mega.

Assunto que dá pano para manga, os fios sobem e descem ao sabor da moda, mas só no resto do planeta. No Brasil, ai do cabeleireiro que cortar um centímetro a mais do cabelo. É chilique, choro ou motivo para se esconder na certa.

ADEPTA – A atriz e modelo Maysa Mundim é bem cotada nos testes, graças ao corte moderno de seu cabelo
LONGO – A modelo Ana teria dificuldade para adotar um curtinho, mesmo que fosse por exigência profissional

PONTOS DE VISTA
O cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, expert em cabelos compridos (e blondies), comenta esse apego à cabeleira: "Você está falando com a pessoa certa. Atendemos 300 clientes por dia e todas elas querem seduzir e mostrar poder por meio dos cabelos longos, lisos, repicados e com boa textura. É só pensar em Adriane Galisteu, Luana Piovani, Aline Morais, Juliana Paes, Carolina Dieckmann, Isabeli Fontana, Maria Fernanda Cândido, que conciliam exuberância e personalidade”, fala Marco, que, em 20 anos de carreira, produziu 700 mulheres para capas das principais revistas femininas, todas de cabelões. "Acho que das 21 capas que fiz para a revista Nova, apenas em 3 delas as atrizes estavam de cabelos curtos."

Dos salões para o visagismo, um outro ponto de vista. Segundo Philip Hallawell, autor de Visagismo Integrado – Identidade, Estilo e Beleza (Ed. Senac), a identidade pessoal também se revela por meio do cabelo, e o jogo de comprimentos possibilita leituras que vão além do formato do rosto:
– O cabelo no ombro tem ação neutra. Abaixo, dá sensação de peso, de que a mulher necessita de apoio financeiro ou emocional, além da conotação de submissão, ao querer agradar ao homem. Se for liso e reto nas laterais do rosto, como entre dois trilhos, denota controle, rigidez. Longos, com ondas largas, e repicados, sinaliza sexualidade à flor da pele. Quanto mais curto, maior a independência, leveza, dinamismo. Com relação à estética, por volta dos 30 anos aos primeiros sinais de envelhecimento, o curto promove uma ação visual para cima, como um lifting, enquanto o cabelo pesado dá um efeito contrário.
Hallawell recorre à ciência para entender uma contradição típica da brasileira nos dias atuais, ou seja, assumir posições de comando ou reproduzir o que vê nas capas das revistas?
– As imagens provocam uma resposta emocional antes que sejam interpretadas. A avalanche de fotos sensuais e glamourosas é absorvida de maneira inconsciente e subliminar, e a mulher associa beleza exclusivamente a sensualidade. Mas será adequado ser sensual durante 24 horas? Conteúdo e valores como criatividade e dinamismo também são uma forma de beleza.


Aproveito, também, para responder pra nossa seguidora Prescila que há um tempo pediu dicas de alguns penteados práticos, como para uma entrevista na TV, ou uma palestra, ou ainda para estar impecável no ambiente de trabalho.
Então, acho que estas duas matérias do Visagismo podem lhe ajudar.
Pois podemos pensar em estilos de beleza a uma adequação da personalidade da cliente e ao conceito, perfil do programa, empresa ou mesmo relacionado a uma fase da vida. Voltamos àquela pergunta: O que você quer expressar? O que precisa ser expressado?
- Confiança, dinamismo, sensualidade, modernidade, feminilidade, rigidez.
Então as linhas, as cores expressas na maquiagem e cabelo ajudarão a expressar estes elementos.
Meninos aproveitem,também, estas dicas e procurem as referências para utilizarem em seus projetos da publicidade social.

Bjs


Para ver a matéria, na íntegra, com as imagens, acesse http://www.estadao. com.br/noticias/ suplementos, curta-ou- longa-metragem, 451671,0. htm

Matéria sobre Visagismo parte I





































Visagismo: Conceito - Quebra de Paradigmas

Visagismo como método é algo novo. Porém, como conceito data muito antes do século IV a.C., onde chineses utilizavam o sistema de classificação de temperamentos, utilizados na filosofia do Feng Shui , onde são considerados cinco tipos de elementos chamados de água, terra, fogo, metal e madeira.
Analisando os significados destes elementos, em relação ao temperamento das pessoas, concluímos que:

Madeira - representa o inicio ou começo do ciclo vital, por simbolizar a Energia que se expande em todas as direções. As pessoas hiperativas, geniosas, teimosas e críticas, tem em sua composição a maior parte do elemento "madeira".

Fogo - representa o auge do ciclo vital, porque a energia do fogo projeta-se para cima. Em geral pessoas mais intolerantes e agressivas têm o elemento fogo em grande proporção.

Terra - representa o momento de pausa do ciclo vital. A energia da terra move-se horizontalmente em volta do ciclo seu próprio eixo. Indivíduos mais introspectivos, muito sérios, têm o elemento terra em maior proporção.

Metal - é o crepúsculo do ciclo natural. Pessoas mais agressivas, que utilizam a discussão excessiva como forma de impor suas idéias, possuem o elemento metal mais atuando em si mesma.

Água - é o início de um novo ciclo, quando as coisas alcançam seu ponto máximo de descanso. Normalmente, pessoas muito angustiadas, ansiosa em excesso e excitadas, tem o elemento água em grande proporção.
Já para os hindus, o sistema de classificação se baseia na medicina milenar e data de 7 mil anos, a "ayurveda", onde "ayur" significa vida e "veda" ciência, determinada por três tipos: vata, pitta e kapha. Interpretando estes elementos para o temperamento humano temos:

Vata – regido por ar e éter. Em geral pessoas mais agitadas, inconstantes, curiosas, sensíveis e muito ansiosas.

Pitta – regido pelo fogo e água. Normalmente são pessoas mais compreensivas, inteligentes e têm emoções fortes, como a raiva e o ciúme; são pessoas ambiciosas e tendem a serem líderes.

Kapha – regido pela terra e água. São pessoas mais afetuosas, tolerantes, mas são possessivas.

Para os gregos, o sistema de classificação utilizado por Hipócrates, médico, no século IV a.C., considerado o pai da medicina Ocidental, usava quatro tipos de elementos, denominados: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.
Este sistema foi adotado no mundo ocidental pela ciência do comportamento humano, a psicologia e psiquiatria, identificando os indivíduos da maneira a seguir:

Colérico - (vermelho)É uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nata, a colérica não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. Determinação e perseverança são características fortes em sua personalidade.

Melancólico - (Azul) É passiva, muito sensível e tímida. Extremamente criativa e imaginativa, a melancólica tem fortes tendências artísticas e pedagógicas. Tem tendência ao pessimismo e bom nível de concentração.

Sanguínea - (Amarelo) Individuo ativo, extremamente sociável e animado. Com alto grau de energia, demonstra pouca capacidade de concentração e disciplina. Porém, exagera um pouco em bondade e credibilidade (acreditar em tudo).

Fleumática – (Roxo) Trata-se de uma pessoa passiva, dotada de uma calma acima do normal e com alto grau de eficiência e inteligência prática. Cumpridora, confiável e honestíssima, a fleumática é uma excelente sócia e parceira. A introversão, indecisão e desconfiança são características fortes em sua personalidade.

Estes sistemas de classificação foram e ainda em algumas culturas são, a base das medicinas holísticas, onde o individuo é tratado em suas patologias como um todo, onde tudo em seu funcionamento se interage.

Sendo assim, considerando o visagismo como conceito e não como técnica, o profissional para utilizar o visagismo como conceito, tem que desenvolver a capacidade de analisar as pessoas em suas características, não somente físicas, mas psíquicas.

Quando falamos de visagismo na área da beleza, temos que entender que o profissional da área atua diretamente no maior bem do ser humano, sua auto-estima. Portanto, a responsabilidade que tem em suas mãos, quando promove uma transformação física em seus clientes vai além, da estética, interfere diretamente em sua personalidade e estado de espírito.

Este é o fator principal para quem deseja utilizar o visagismo como novo conceito de trabalho. Quando falamos em novo conceito, estamos falando em "quebrar" paradigmas. Os paradigmas, são como dogmas, tudo aquilo em que sempre se acreditou , passam a ser questionado e olhado de forma diferenciada, não há mais padrão. E é ai que está o desafio do profissional da beleza. Como simplesmente, aprendeu-se ao longo dos anos que bastava saber fazer um bom corte de cabelo, uma linda coloração, um belo penteado, uma magnífica maquiagem, isto não basta mais para ser um profissional capacitado.

Hoje a exigência, está entre entender o que Philip Hallawel, cita em seu livro Visagismo Integrado – Identidade, Estilo e Beleza, SENAC 2009, a frase de Louis Sullivan, (pai da arquitetura), de que "a forma sempre segue a função". Ou seja, a primeira pergunta que o profissional da beleza deve fazer ao seu cliente é: "o que você deseja passar para outros com sua imagem? E não simplesmente, "que tipo de corte, de cor do cabelo, ou estilo da maquiagem que deseja fazer"? Ou ainda, "faça este corte, use esta cor, porque é a tendência"...

Sem considerar uma "leitura", da personalidade dos clientes, o profissional da beleza pode cometer erros, às vezes irreversíveis, e com certeza cair em descrédito.

O profissional da beleza não precisa ser psicólogo para fazer esta leitura, basta estudar um pouco sobre características pessoais e cruzar estas informações com a ficha de anamnese de sua cliente, e assim desta forma aumentar suas chances de acerto. Este sim será um verdadeiro hair stylist, make stylist, e outros...

Por Raquel Lira
RCA Consultoria
Contato: raquel@rcaconsultor ia.com

Foi dada partida ao exercício coletivo de publicidade social no Criar

E aí galera animados?

Os cinco grupos de roteiros estão divididos e iniciamos as semanas de pré-produção.
Vocês começaram por decupar os roteiros, entre áreas, e a se organizar em seus croquis de referências para se afinar enquanto equipe e apresentar ao diretor. O orçamento, também, fez parte deste processo.
Agora é se organizar para testar materiais e referências. Este é o processo do áudio visual.

Mãos a obra e conte comigo para orientá-los!
Logo mais postarei algumas fotos.
Boa sorte!