sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Semana da revisão e preparação pro carnaval!

Beleza






Temos uma excelente cortadora de cabelo na sala (Ivete) que cortou e modelou o cabelo da nossa sempre modelo de sala Amanda





Preparando as meninas para um curta-metragem






Referências Fashion e testes no estúdio com luz e câmera (momento pop stars)














Bom carnaval!













segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Exercício Chroma Key foi dez!























Galera dessa vez vou fazer um caminho diferente:
Pelos relatórios que li, vocês entenderam e absorveram de modo geral estes três dias.
Assim faço um recorte de alguns comentários bacanas de vocês:


Gisele
“O chromakey é um efeito muito utilizado para mudar o fundo ou criar um cenário.”
“Na prática é tudo muito detalhista e cuidadoso. Todos devem estar prestando muita atenção nas funções que são exercidas; atenção com os detalhes é muito importante. É preciso ter prática para estar pronta a tempo, a correria é grande, paciência e calma são os melhores amigos nessa hora, junto com o grupo.”

Karina

“Mesmo pensando que o chromakey fosse uma nova tecnologia, descobri que ele foi inventado há muito tempo, desde a década de 70. O chromakey tem uma ótima utilidade para o audiovisual, pois proporciona maior facilidade para cortes, fazendo-nos visualizar uma realidade que na verdade não existe”
“Para mim o maior desafio foi misturar as cores até chegar ao tom certo do chromakey e quando conseguia chegar, que aplicava na pele, a cor escurecia e isso pra mim foi um grande desafio, mas também uma grande experiência.”

Fernanda
“A junção da parte teórica e a prática fez sentido total, pois maquiei o ator com azul e usamos a prótese para a careca, estudo que já havíamos feito. E o material correto pra usar no látex também. Desse processo a parte mais difícil foi a que não tinha haver com chromakey, diretamente. Foi na verdade colocar a careca. Não vi falhas nessa organização do estudo, muito coerente a aula teórica, os vídeos e filmes como exemplo e por fim nossa criação. Estou muito anciosa para ver o trabalho pronto.”

Ivete
“O chromakey verde foi lançado depois dos anos 90, pois antes era vermelho e azul. Antigamente era mais difícil fazer efeito do croma, pois não poderia ser recortado o fundo se o fundo estivesse gravado.”

Thaís
“É muito importante testar o tom da maquiagem com o croma para chegar o mais próximo possível, se não no mesmo tom. É necessário se preocupar com a total cobertura da pele e com a absorção da maquiagem da pele.”

Caio

“...O principal geralmente pode ser fotografado ou até mesmo filmado com um fundo verde ou azul. Estes fundos servem apenas para aplicar a transparência em softwars especiais, por que aí pode-se colocar imagens ou animações em computador.”

Jacqueline Sian

“Soubemos que a pessoa a ser fotografada ou filmada no fundo de um chromakey não pode utilizar roupas ou objetos da mesma cor do fundo do croma, caso isto aconteça sua imagem será substituída.”

Marlene
“Na prática eu aprendi que é importante o que é pele e o que estará pintado da cor do chroma. Olhar o roteiro para saber as partes do corpo que vai aparecer mais. O cabelo não pode estar pra baixo do ombro de preferência preso. “... Chegar a cor do croma foi um desafio, depois parecia que a tinta não daria pra pintar todos, daí conseguimos que dois fossem pintados de azul, mas também parecia que não ia dar mais, fizemos a tinta render. Poderia ser diferente, mais tempo para se organizar.”

Francieli
“Se tudo saísse com perfeição e sem dificuldade, penso que não seria tão legal quanto foi com a tal dificuldade: de termos que nos apressar, achar as soluções, criatividade com a falta de material. Tudo saiu com a mais perfeita ordem.”

Considerações / Guta
Tivemos o primeiro dia deste exercício no estúdio (parte teórica) com todas as oficinas do Criar participando. Os educadores Sócrates (de iluminação), Cabelo (de computação gráfica) e Celso (edição) conduziram muito bem suas explanações teóricas e de exemplos práticos sobre o chromakey no mercado audiovisual. No segundo e terceiro dia surgiu um roteiro de um mini comercial “Eco fórmula” para vocês produzirem: onde vocês puderam experimentar; observar; criar em cima da proposta e do roteiro e das considerações de um diretor (Juarez). Aliás, este era o objetivo.
O interessante é que surgiu como um desafio ter que transformar alguns personagens em certos fantasmas, pois no caso as roupas que eles vestiam é que teriam vida. Então vocês tiveram que pintá-los (os atores) da mesma cor do fundo. Aí só tínhamos o azul chromakey, porém pro corpo todo ele não daria e tivemos que improvisar e achar outros materiais semelhantes.
O verde chromakey não tinha em sala e fizemos a mesma coisa. Que loucura, mas isto faz parte como um exercício pra saber improvisar, ter jogo de cintura e usar a criatividade nos momentos difíceis.

Um fato importante: Não se esqueçam que a produção em cabelo tem tamanha importância para o recorte, devendo sempre estar bem polido, escovado (secador, prancha) ou enrolado (cachos bem feitos, sem buracos ou frisados). Para isto os produtos de finalização da linha profissional HP Lóréal será super bem vindo. Assim o roteiro do comercial acabou por tomar conta e não deu para fazermos testes no estúdio. Mas valeu!