quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cabelo parte II


Outro fator de suma importância e que vocês verão que faz a diferença, é saber lavar um cabelo.
Primeiro a análise nos dará um diagnóstico para usarmos um tipo de produto e procedimento correto para o tipo de cabelo e produção / efeito que se deseja obter.

Apresentei dois tipos de técnicas em lavatório:
Uma da Moshi (cortes radicais);
E outra do cabeleireiro: Rodrigo Cintra
Vou deixar uns comentários sobre os procedimentos da Moshi e a técnica do Rodrigo, através de uma postagem do youtube.
Experimentem as duas!

Existe uma maneira correta de lavar os cabelos que ajude a melhorar?

Existe sim! E a diferença na qualidade dos fios é extremamente visível quando manuseados de forma correta. Para isso devemos seguir alguns passos simples e básicos para chegarmos naquela textura que se tem ao lavar os cabelos em um salão de beleza.

A maneira mais correta de lavar os cabelos deve ser do couro cabeludo para as pontas dos fios. Inicia-se o processo molhando os fios com água e aplica-se uma pequena parte de xampu, espalhado apenas no couro cabeludo. Preocupe-se apenas com o couro cabeludo, e caso não espume, enxágüe e repita o processo, pois é no couro que encontramos oleosidade e sujeira mais resistentes.

Não aplique o xampu diretamente sobre os cabelos, pois a oleosidade e impurezas presentes nos fios são facilmente removíveis com a espuma conseqüente da lavação do couro cabeludo.

Com a espuma massageie os fios da raiz para as pontas, como se estivesse descendo em uma corda, durante pelo menos 5 minutos, para que os componentes ativos do xampu penetrem nos fios. O importante é ter muito cuidado com os fios, jamais esfregando-os como se fosse um pano de chão.

Saiba que os seus fios são formados por minúsculos anéis de queratina, as famosas cutículas, que se apresentam como as escamas de um peixe, portanto, imagine o que ocorreria com as escamas de dois peixes esfregados um ao outro? O mesmo acontece com os seus cabelos, e estes apresentarão aspecto de cabelos sensibilizados, ásperos e quebradiços.

Continuando, enxágüe bem o xampu e retire o excesso de água com uma toalha seca e limpa sem esfregar a toalha nos cabelos embolando e sim apertando suavemente eles .

Aplicar o condicionador com enxágüe no comprimento e pontas, distante da raiz se o couro cabeludo for oleoso, e mais próximo da raiz se o couro cabeludo for muito seco. Massageie bem e deixe agir por 2 a 5 minutos. O condicionador tem a função de selar as cutículas, dando um aspecto sedoso e macio, facilitando a penteabilidade a seco e a úmido.

Enxaguar completamente e retirar todo excesso da água com o auxílio de uma toalha seca e limpa. Para finalizar, aplicar uma pequena quantidade de condicionador sem enxágüe e proceder a secagem de sua preferência.
(http://adrianeboneck.com.br/lavando-os-cabelos-corretamente-e-perceba-a-diferenca/).



Rodrigo Cintra

Cabelo parte I

Teoria

E aí galera?
Hoje vocês aprenderam várias coisas importantes sobre a estrutura do cabelo (capilar). Perceberam que é um tanto complexo, mas nenhum bicho de sete cabeças.
Não se esqueçam que estas questões serão super importantes, pois logo mais entraremos com os produtos da linha Mátrix da L’oréal, na parte de químicas: coloração, alisamentos e relaxamentos. E aí, o Danilo da Matrix, também ajudará a destrinchar melhor os produtos e procedimentos e como fazer uma análise correta. Para isso esta parte teórica é um tanto importante.

Agora iniciaremos o módulo de penteados.
Vocês já aprenderam os procedimentos em: escovas / chapinha e baybliss. Agora brincaremos com outras texturas e estruturas: Liso com volume, enrolados com bobes, rolinhos, desfiados, formas de se prender, etc.

Mas antes de qualquer coisa a análise é fundamental:

Nesta análise / diagnóstico, verificar dois itens importantes:

1. Porosidade - Pode ser causada por processos químicos aplicados de forma incorreta ou em demasia. Nota-se esse fator pela aspereza do fio.
2. Resistência do fio - Que decorre do excesso de porosidade, causando a perda de queratina, impossibilitando o processo químico enquanto o cabelo não estiver devidamente tratado.
Um diagnóstico é muito mais do que somente observar. Neste diagnóstico, vários fatores devem ser levados em consideração, tanto para um tratamento adequado quanto para um procedimento químico correto.

Deve-se observar:
• Cor natural e artificial dos cabelos;
• Condições dos cabelos: normais, danificados, ressecado;
• Estrutura dos fios: finos, médios, grossos, lisos, crespos ou ondulados;
• Quanto á resistência dos fios: boa elasticidade, média e sem elasticidade;
• Quantidade de cabelos brancos;
• Quanto á porosidade: pouco poroso, médio ou muito poroso;
• Condições do couro cabeludo.

Tipos de cabelos:

Secos: Como o couro cabeludo tem pouca oleosidade, os fios acabam ficando ressecados, quebradiços e sem brilho.
Normais: Não tem excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas, infelizmente são raros.
Oleosos: Basta um dia sem lavar que eles ja ficam com aspecto sujo e pesado. Isso ocorre porque as glândulas sbáceas têm ativadade excessiva.
Mistos: Possuem caaracterísicas de cabelos oleosos e secos, é o tipo de cabelomais comum e também o mai difícil de tratar.
Característica:

• Espessura: Podem ser classificados em; super grosso, grosso, médio, fino e super fino. Os cabelos finos são mais macios ao toque, ao contrário dos grossos que são mais ásperos e menos sensíveis a química.

• Densidade: É definida através da quantidade de fios por centímetro quadrado. Quanto mais juntos, mais denso, e o cabelo grosso pode ser esparso.

• Porosidade: É identificada pela maior ou menor compactação da estrutura capilar, e segundo a compactação os cabelos classificam-se em:
Não porosos: requerem produtos mais fortes.
Semi-porosos: requerem produtos suaves.
Porosos: requerem produtos suaves, com maior cuidado na aplicação.

• Elasticidade: É a propriedade que o fio tem de ser estirado e de contrair-se naturalmente, como um elástico. Quanto à elasticidade, o cabelo é classificado em:
Sem elasticidade: partem á menor pressão, são ressecados e sem vida.
Pouca elasticidade: quando esticado não voltam ao tamanho normal.
Boa elasticidade: respondem bem ao enrolamento e permanente.

(http://portaldeextensao.wikidot.com/analise-do-cabelo)

Cabelo...


Cabelo
Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabela
Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabelada
Quem disse que cabelo não sente
Quem disse que cabelo
Não gosta de pente
Cabelo quando cresce é tempo
Cabelo embaraçado é vento
Cabelo vem lá de dentro
Cabelo é como pensamento
Quem pensa que cabelo é mato
Quem pensa que cabelo é pasto
Cabelo com orgulho é crina
Cilindros de espessura fina
Cabelo quer ficar prá cima
Laque, fixador, gomalina
Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabelada
Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabelada
Quem quer a força de Sansão
Quem quer a juba de leão
Cabelo pode ser cortado
Cabelo pode ser comprido
Cabelo pode ser trançado
Cabelo pode ser tingido
Aparado ou escovado
Descolorido, descabelado
Cabelo pode ser bonito
Cruzado, seco ou molhado

Composição: Jorge Ben Jor/ Arnaldo Antunes