domingo, 21 de março de 2010

Que presentão!





Mais uma vez gostaríamos de agradecer a madrinha de nossa oficina que é a L’oréal Brasil “Oficina de beleza L’oréal Brasil” pelo maravilhoso presente da obra de cinco volumes "100.000 anos de beleza". "Com muitas referências e informações escrita por 300 autores de trinta e cinco nacionalidades diferentes, especialistas em ciências humanas e artistas, descrevendo o papel central que a beleza e a aparência desempenharam em todas as civilizações e culturas." (François-Xavier Fenart- presidente L'oréal Brasil).
Valeu!

Maquiagem HD






Meninos

Iniciou-se o processo de maquiagem HD em nossa oficina. Falei um pouco desta nova tecnologia e os novos recursos em maquiagem para estas novas câmeras de alta definição. Então apresentei as bases que temos em sala e o aerógrafo. Vocês aprenderam a desmontar e montá-lo, a limpá-lo e a usá-lo. Tarefas importantes para um bom assistente.
Encontrei uma matéria super bacana do Pietro no site da Cinema Make Up que fala sobre estas questões. Aliás, muitas coisas que ele aborda eu já havia comentado com vocês, mas fica aqui este registro. E dois links: do Youtube e um blog.

Não se esqueçam que do dia 12 a 16 de abril estaremos na semana de HD aqui no Criar, com convidados especiais, com câmeras especifícas para vocês experimentarem estas maquiagens HD e as outras (L’oréal e Kryolan da sala) para testarem os efeitos. Também estarei convidando o Pietro para vir aqui conversar com vocês, espero que ele possa. Outro motivo de estarmos um pouco adiantados é para que vocês, também, possam usar estas maquiagens no projeto dos Seres Imaginários. Então boa leitura e pesquisem mais sobre este assunto.

Maquiagem High Definition. O que é?
Postado por Pietro Schläger da Cinema Make Up | terça-feira, 3 março 2009


“A chegada no Brasil da HDTV (sigla em inglês para TV com imagem de alta definição) provocou pânico entre maquiadores, atrizes e apresentadoras de telejornais. A reação faz sentido. Afinal, a qualidade das imagens digitais pode transformar em cratera uma simples marca de expressão. Vamos aqui falar um pouco dessa maquiagem com nome futurista...
Antigamente os maquiadores tinham que fazer uma ginástica por conta da limitação da tecnologia da época. As câmeras, mesmo as de cinema, não eram tão sensíveis e se necessitava uma grande quantidade de luz para se iluminar os atores. Isso fazia com que a cara dos atores ficassem “lavada”, sem expressividade. Por isso os maquiadores precisavam reforçar os traços, demarcar linhas, colocar cílios postiços para ressaltar a expressividade dos olhos e por ai em diante. O processo era o seguinte: Após se uniformizar a pele com pós compactos que deixavam a pele sem brilho, os maquiadores precisavam demarcar as linhas e traços de expressão, aumentar lábios, redesenhar sobrancelhas, colocar cílios postiços, o rouge... Depois de se apagar completamente os traços com uma base seca (pancake, pós compactos) o maquiador se via obrigado a redesenhar todos os traços as vezes não se levando em conta padrões individuais de beleza mas em padrões que palpitavam nas revistas e filmes da época. Foi criado na época por exemplo o calibrador de beleza Max Factor para se fazer correção do rosto seguindo padrões de distancia entre queixo e lábios, testa e olhos.

HOJE EM DIA NA MAQUIAGEM HD MENOS É MAIS!

Pela capacidade incrível das câmeras modernas de HDTV captarem minúsculos detalhes, tanto os produtos, como as técnicas de maquiagem tiveram que se adaptar a essa nova era. A necessidade de intervenção do artista da maquiagem hoje é muito mais pontual e detalhada. Se corrige apenas eventuais descolorações, olheiras, usando-se bases cremosas ou líquidas ou ainda pulverizando-se base liquidas através do aerógrafo. As bases de hoje são mais suaves, tem uma certa transparência e suas partículas foram desenvolvidas para não refletir a luz. Elas tem um certo brilho pois ao contrário do que dizem na maquiagem HD é necessário um pouco de brilho. Um pouco. Repare no nosso rosto. Nossa pele tem um brilho natural, sedoso que deve ser respeitado. Se retiramos esse brilho totalmente, essa opacidade do rosto aparecerá e se mostrará evidente em comparação a outras áreas com brilho do nosso corpo.

MUITO BRILHO = é ressaltado em HD
POUCO BRILHO = revela local maquiado, pois fica fosco em comparação a outras áreas

CERTO BRILHO / BRILHO NATURAL = IDEAL

Obviamente que regiões mais oleosas como a zona T e abaixo da linha do couro cabeludo devem receber pós de finalização, desses com partículas mais finas, sem reflexão. Ressalto ainda que a aplicação do pó deva ser pontual em apenas algumas áreas. Pincéis menores de blush ou redondos de sombra podem ser usados para se passar pó em áreas específicas"

Links (pesquisem mais)



Outro / Blog: Vejam pelo link
http://truquesdemaquiagem.blogspot.com/2007/12/airbrush-makeup.html