quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Efeitos especiais no Criar com participação especial

Antes de tudo, gostaria de agradecer a participação, em nossa oficina, do super profissional maquiador de efeitos e caracterização: Gilberto Tavares. Foi muito parceiro: realizou um workshop pra gente, onde demonstrou uma aplicação de prótese de espuma de látex, deu dicas de produtos e materiais desta área, enfim sem contar suas dicas e truques maneiros. Ah! Fora os presentinhos para a nossa sala.
Foi um fofo. Valeu!
Outros agradecimentos:
Pietro, da marca “Cinema Make-up” que forneceu a prótese para a gente na faixa. Aliás, em breve iremos lá!
Fernando convidado do Caio que foi o nosso super modelo;
Os meninos da oficina de câmera e áudio, valeu pela força!
Adorei também ver vocês pondo a mão na massa, junto com o Gilberto! Arrasaram!
Fica aí um link com um artigo da MSFX, para vocês se aprofundarem neste conteúdo e ver o trabalho pesado e artístico que é desenvolver estas próteses.
“Espuma de Látex Brasileira: Espuma de Látex Bassan”
http://www.geocities.com/themsfx/maq1f35.htm
E as fotos como registro deste dia!























Não se preocupe é tudo maquiagem!

Efeitos especiais / Fase I














domingo, 29 de novembro de 2009

Galera vocês arrasaram!








Teoria na Prática

Parabéns meninos! Pelo primeiro exercício de envelhecimento, com látex, vocês mandaram muito bem. Só que deixaram a Karina com uns 90 anos aproximadamente.Óh coitada!
Deixo umas fotos como lembrança.
Na segunda teremos mais exercícios!
Beijinhos
Guta

Envelhecimento parte II / Tridimensional

Maquiagem Tridimensional

"As tintas, de maquiagem, são excelentes meio para se criar diversos efeitos na maquiagem. No entanto, com elas é possível criar efeitos apenas em duas dimensões. O realce e o sombreado (ou luz e sombra) fornecem apenas a ilusão ou idéia que é tridimensional (volume). Mas outros efeitos para serem passíveis de crédito pelo expectador precisam ser realmente tridimensionais. Existem diversos materiais usados para se criar efeitos tridimensionais de maquiagem, mas alguns são mais comuns". Veja link e continue a ler este artigo, é muito bom!
Link: http://www.geocities.com/themsfx/maq1o5.htm

Nesta parte utilizamos não só a técnica de sombreado e realce como também utilizamos o látex para criar rugas na pele. Com o látex adquirimos um efeito tridimensional, ou seja, a proporção de volumes é muito mais realista do que só com a sombra e luz.

O Látex líquido: É um material essencial se você deseja fazer efeitos com maquiagem. É um líquido que ao secar fica uma borracha.
Existem tipos de Látex: usado como adesivo de peças de cabelo (careca), para fazer rugas e fazer próteses. Algumas pessoas podem ter reação alérgica, por isso, teste antes numa pequena área do antebraço antes de aplicar na face inteira. E não deixe cair no seu cabelo, pois é bem chato para retirar.

Látex líquido para Envelhecimento (Old Age Stipple em inglês) - uma mistura que contém látex e é usada para criar rugas: Estique a pele enquanto salpica a mistura com uma esponja. Ajude com um secador ao vento frio e quando este látex secar, passe pó sem pigmento (translúcido) ou talco e solte que a ruga aparecerá (pode-se fazer também uma expressão enrugada, quando soltar).
Uma segunda camada pode ser feita para deixar rugas mais profundas. Para fazer rugas bem profundas, use este látex com lenço de rosto picado em pequenos pedaços. A maquiagem pode ser aplicada sobre ele.

Importante: Lembre-se que para maquiar em cima do látex só podemos utilizar maquiagem a base de água (tipo pan-cake ou aquacolor). De preferência utilize a linha RMG. Tinta Oleosa para Máscara de Borracha (RMGP ou Rubber Mask Grease Paint em inglês) - É uma fórmula especial de creme de maquiagem para uso em próteses de borracha. Geralmente o componente oleoso é óleo de rícino que é mais seguro que o óleo mineral sobre o látex. Funciona bem com espuma de látex, mas é pesado de se usar sobre a pele. Precisa ser aplicado pó para selar / fixar.

E para retirar aplicar com um demaquilante ou vaselina líquida. Deixe agir por uns minutos e depois é só puxar.

Deixo algumas referências com passo a passo, retiradas do livro: Make-up Designory’s / Character Make-up / by Paul Thompson.





Envelhecimento: Parte I / Maquiagem bidimensional

Para realizar uma caracterização de envelhecimento também podemos utilizar a técnica de sombra e luz. Lembre-se que se for para TV os traços das linhas devem ser bem esfumados e para o teatro devem ser mais fortes / expressivos.
Deixo algumas referências com passo a passo, retiradas do livro: Make-up Designory’s / Character Make-up / by Paul Thompson.
A primeira parte é um esboço feito a partir de uma fotografia da atriz. Todo o desenho construído do rosto será a partir desta foto e projetado (com linhas, sombra e luz). Vejam que boa idéia!
Outro trabalho de envelhecimento, a partir desta técnica de sombra e luz, será realizado em um rosto com maquiagens cremosas (claras, escuras e tom da pele) e o pó para fixar. Tudo muito bem esfumado. Esta proposta é indicada para TV ou cinema.
A terceira referência é da graftobian make-up.