sábado, 26 de setembro de 2009

"A função define a forma"

Semana de Le Visage! Cabelo e Maquiagem / Figurino

Gente quanta coisa! Tivemos que transformar a semana do Visagismo / Identidade Visual em dois dias. E foram bem intensos, produtivos; recheados de novas informações e testes.
O primeiro dia introduziu-se o conceito do Visagismo abordado pelo Philip Hallawell e os fundamentos da linguagem visual. Quais são eles mesmos? Lembrem-se do “Oficinão Direção de Arte” tem tudo haver! Ah! E o que é mesmo Visagismo?

Assim, algumas reflexões importantes foram apontadas para se observar, antes de iniciarmos um trabalho ou um projeto. Pois, lembremos sempre do efeito emocional da imagem: “A maneira como a imagem pessoal afeta as pessoas é igual a como qualquer outra imagem a influencia”. Isto é ao que o Philip sempre se refere. E por isto mesmo é importante sabermos identificar ou reconhecer os sinais (símbolos e símbolos arquétipos), que estão inseridos nas imagens (nas linhas, formas geométricas, cores: estrutura / composição) e que afetam o processo de comunicação. Lembremos que a definição de símbolos por Saussure nos diz que “Se todas as partes que se comunicam concordarem com o sistema de signos, elas se entenderão” e segundo
“ O homem e seus símbolos” de Carl G. Jung (psicanalista suíço)que fez uma ampla pesquisa de culturas diversas, descobriu que certos símbolos mantinham seu significado em todas as culturas, em todos os tempos. A estes, ele deu o nome de símbolos arquetípicos.

Depois foi apresentado outro estudo sobre as cores pigmentos e da perspectiva da análise de cores da palheta Sazonal (As quatro estações) não são as do Vivaldi, heim!
Nos testes pôde-se ver a cor reagindo em cada um e descobrindo qual a sua estação. Foi bem legal; Em algumas pessoas foi um pouco mais difícil de se perceber. Principalmente nas cores de pele com muita mistura de miscigenação. O importante é exercitar bastante com estes testes; lembre-se que a mostra dos tecidos ficarão sempre no armário da sala.

No segundo dia ampliamos um pouco mais o conceito dos símbolos arquetípicos e aí o que cada linha e forma geométrica subliminarmente comunicam. Depois analisamos estas linhas e formas geométricas no rosto (e suas devidas proporções) passando pelo cabelo e roupas até chegarmos aos temperamentos (quais são eles mesmos?) e aí algumas correspondências / conexões foram estabelecidas: Análise rosto / Análise cor/ Análise temperamentos.
Ao final cada um respondeu a um questionário e se chegou ao seu/ seus temperamentos dominantes.
Ufa! Quanta informação! Agora é com calma durante este percurso ir digerindo: estudar bastante, pesquisar, se aprofundar, observar, relacionar, exercitar o olhar para estes elementos e conceitos novos, aliás, não tão novos assim.
Deixo aqui dois livros que devem ser adquiridos como um objeto de estudo e aprofundamento:

Philip Hallawell / Visagismo – Harmonia e estética / Editora Senac
• Philip Hallawell / Visagismo integrado / identidade, estilo e beleza / Editora Senac

Outros procurar em sebo ou biblioteca
• Carole Jackson /Cores para minha beleza
• Adriana Leite e Lisette Guerra / Figurino uma experiência na Televisão.
• Woman's black color to color.
• Norbert Glas /Os Temperamentos: A Face Revela o Homem -II.

Deixo umas imagens como lembranças e referências!(Vejam com o som do computador ligado)
Até!
Guta















Nenhum comentário:

Postar um comentário