quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cabelo parte I

Teoria

E aí galera?
Hoje vocês aprenderam várias coisas importantes sobre a estrutura do cabelo (capilar). Perceberam que é um tanto complexo, mas nenhum bicho de sete cabeças.
Não se esqueçam que estas questões serão super importantes, pois logo mais entraremos com os produtos da linha Mátrix da L’oréal, na parte de químicas: coloração, alisamentos e relaxamentos. E aí, o Danilo da Matrix, também ajudará a destrinchar melhor os produtos e procedimentos e como fazer uma análise correta. Para isso esta parte teórica é um tanto importante.

Agora iniciaremos o módulo de penteados.
Vocês já aprenderam os procedimentos em: escovas / chapinha e baybliss. Agora brincaremos com outras texturas e estruturas: Liso com volume, enrolados com bobes, rolinhos, desfiados, formas de se prender, etc.

Mas antes de qualquer coisa a análise é fundamental:

Nesta análise / diagnóstico, verificar dois itens importantes:

1. Porosidade - Pode ser causada por processos químicos aplicados de forma incorreta ou em demasia. Nota-se esse fator pela aspereza do fio.
2. Resistência do fio - Que decorre do excesso de porosidade, causando a perda de queratina, impossibilitando o processo químico enquanto o cabelo não estiver devidamente tratado.
Um diagnóstico é muito mais do que somente observar. Neste diagnóstico, vários fatores devem ser levados em consideração, tanto para um tratamento adequado quanto para um procedimento químico correto.

Deve-se observar:
• Cor natural e artificial dos cabelos;
• Condições dos cabelos: normais, danificados, ressecado;
• Estrutura dos fios: finos, médios, grossos, lisos, crespos ou ondulados;
• Quanto á resistência dos fios: boa elasticidade, média e sem elasticidade;
• Quantidade de cabelos brancos;
• Quanto á porosidade: pouco poroso, médio ou muito poroso;
• Condições do couro cabeludo.

Tipos de cabelos:

Secos: Como o couro cabeludo tem pouca oleosidade, os fios acabam ficando ressecados, quebradiços e sem brilho.
Normais: Não tem excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas, infelizmente são raros.
Oleosos: Basta um dia sem lavar que eles ja ficam com aspecto sujo e pesado. Isso ocorre porque as glândulas sbáceas têm ativadade excessiva.
Mistos: Possuem caaracterísicas de cabelos oleosos e secos, é o tipo de cabelomais comum e também o mai difícil de tratar.
Característica:

• Espessura: Podem ser classificados em; super grosso, grosso, médio, fino e super fino. Os cabelos finos são mais macios ao toque, ao contrário dos grossos que são mais ásperos e menos sensíveis a química.

• Densidade: É definida através da quantidade de fios por centímetro quadrado. Quanto mais juntos, mais denso, e o cabelo grosso pode ser esparso.

• Porosidade: É identificada pela maior ou menor compactação da estrutura capilar, e segundo a compactação os cabelos classificam-se em:
Não porosos: requerem produtos mais fortes.
Semi-porosos: requerem produtos suaves.
Porosos: requerem produtos suaves, com maior cuidado na aplicação.

• Elasticidade: É a propriedade que o fio tem de ser estirado e de contrair-se naturalmente, como um elástico. Quanto à elasticidade, o cabelo é classificado em:
Sem elasticidade: partem á menor pressão, são ressecados e sem vida.
Pouca elasticidade: quando esticado não voltam ao tamanho normal.
Boa elasticidade: respondem bem ao enrolamento e permanente.

(http://portaldeextensao.wikidot.com/analise-do-cabelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário