domingo, 29 de novembro de 2009

A caracterização pela ótica do Visagismo



O que diz Philip Hallawell, em seu livro “Visagismo integrado – identidade, estilo e beleza/ editora SENAC (pg 204,205) sobre a relação da caracterização com o Visagismo, Vejam que legal:

“A caracterização é a construção visual do personagem, e inclui a maquilagem, o penteado e o figurino que o ator usa em cena, seja no palco ou na tela.
O conhecimento do visagismo evidentemente facilita esse processo. A grande diferença entre caracterização e a construção da imagem visual é que, na caracterização, o diretor estabelece o que quer que o personagem expresse, enquanto que, na criação de uma imagem pessoal, o profissional precisa descobrir o que o cliente deseja expressar. Toda caracterização é feita de acordo com o princípio de que a função define a forma, porque, primeiro, define-se o que o personagem deve expressar, e depois, a imagem em si. Aliás, quando se trabalha com a caracterização, o conceito “a função define a forma” fica muito claro. O profissional tem de saber como traduzir uma intenção numa imagem, o que nem sempre é fácil. Sem um bom conhecimento da linguagem visual, ele precisará de muita inteligência visual para trabalhar somente com a intuição. A maioria dos profissionais de beleza não dispõe nem do conhecimento da linguagem nem de suficiente inteligência visual, o que limita a área de caracterização de personagens, fazendo com que seja percebida como difícil.
O trabalho deve ser feito em equipe – com a participação do maquilador, cabeleireiro e do figurinista -, para que, seguindo-se um conceito, seja alcançada a harmonia entre todos os elementos que compõem a imagem. A supervisão fica a cargo do diretor do filme ou da peça. Também é importante saber como o próprio ator está vendo seu personagem. Quanto mais informação o visagista receber sobre o que o diretor e o ator pretendem expressar por meio do personagem, mais poderá colaborar para construí-lo.O próprio ator também se beneficia com o conhecimento sobre o visagismo na hora de criar os gestos, o porte, o andar e sentar do seu personagem, de acordo com o que deseja transmitir”.

Então, não se esqueçam do visagismo nas elaborações e construções futuras de seus personagens.
Beijinhos.
Guta

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