domingo, 18 de abril de 2010

Passador de Pó?...Não mais!

Antes de dar continuidade a nossa atividade, em sala, gostaria de postar uma matéria super interessante que a Jaqueline, nossa companheira de turma, postou em seu blog. Tem tudo haver com a conversa que tivemos com o nosso convidado Pietro Schläger da Cinema Make Up que esteve em nossa oficina na semana HD. A Jaque se animou, foi atrás de mais informação e escreveu uma matéria. Bacana é isto aí!
Bjs
Guta



Passador de Pó?...Não mais!
Por Jaqueline Ribeiro (aluna desta oficina)


Há algum tempo passado os maquiadores eram reconhecidos por algumas pessoas como ''aqueles'' que apenas iam e tiravam o brilho da pessoa ou que é o profissional que aplica diferentes tipos de produtos cosméticos, como base, rímel e sombras no rosto das pessoas, buscando deixá-las mais atraentes e com aspecto jovial e saudável, sim também, mas não só isso, e o que muitas pessoas não sabem é que nós temos outros poderes que fazem muita diferença, damos conteúdo ao produto (filme, novela etc.) damos vida ao personagem (fazendo a composição do personagem) tendo que adaptar o que imaginamos de criação ao próprio ator, trabalhamos com muitos truques e ampliamos muito nosso repertorio cultural, fazemos trabalhos com luz e sombra, fazemos caracterização aplicando pêlos, próteses e máscaras, cílios etc.
Para tornar-se um maquiador, é necessário que o profissional seja bastante interessado por estética e tenha bastante habilidade manual, necessária ao fazer detalhes mínimos de maquiagem que dão harmonia ao rosto todo, é muito útil se o maquiador obter:

Detalhismo
Perfeccionismo
Sensibilidade
Senso estético
Segurança e habilidade com trabalhos manuais
Habilidade com combinação de cores
Criatividade
Boa visão

Mas qual é a área de atuação de um Maquiador?


Os maquiadores costumam atuar ou em salões junto de outros profissionais da área estética (cabeleireiros, depiladoras e manicures) ou no meio artístico, com personalidades televisivas e que necessitam um tratamento muito apurado com a aparência. No meio artístico, ele pode atuar como contratado de redes de televisão para maquiar convidados de programas ou até mesmo seus apresentadores, tornando-se exclusivos de certas personalidades segundo seu talento e eficiência. Outra área marcante de atuação do profissional é nos desfiles de moda, quando prepara o rosto das modelos de acordo com o solicitado pelos estilistas do evento. Um exemplo disso é na semana mais famosa de moda que ocorre no Brasil, a São Paulo Fashion Week.
Na área do teatro, é peça chave na caracterização de personagens, como os de apresentações infantis, por exemplo, que necessitam uma transformação muitas vezes radical, para a interpretação. No caso dos salões, o mais comum é ele atuar com a maquiagem para festas, bailes de formatura e casamentos, tendo uma clientela variada e rotativa.

Quer saber sobre cursos e especialidades desta área então acesse:

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=0

ou

http://www.maquiagemfacil.com.br/

Um comentário:

  1. Fala Sério...eu arrasei nessa postagem?!...♥
    Mas Apenas expressei o que realmete concordo...♥

    ResponderExcluir